Importadora e distribuidora exclusiva das marcas Voluspa, Michel Design Works e Huras Family no Brasil

BLOG

Waffle tradicional para um bom café da manhã

Hoje, a nossa chef preferida, Bruna Calderon, veio falar de café da manhã e de como preparar um bom waffle. Claro, que os produtos da Michel Design Works não poderiam faltar. Vamos ver?

Foi dormir muito tarde e no dia seguinte acordou atrasado para sair de casa.

Abriu os olhos e logo se distraiu pegando o celular e começando a resolver os problemas do dia a dia.

Aproveitou o dia de folga para acordar um pouco mais tarde e deixou pra fazer a primeira refeição na hora do almoço mesmo.

Você se identificou com alguma constatação acima?

waffle tradicional

Seja por esses motivos ou por tantos outros que nos ocorrem todos os dias, é surpreendente a quantidade de pessoas que pulam a primeira refeição do dia, o café da manhã.

Aquela cena do comercial de margarina com a família toda reunida nunca esteve tão longe de acontecer nas casas dos brasileiros. Estudos dizem que cerca de 40% dos jovens simplesmente ignoram essa refeição e que a grande maioria dos adultos também já se adaptaram a trocar a refeição por um pacotinho qualquer de bolacha.

Aposto que você já deve ter ouvido falar da expressão “tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo” não é mesmo? Essa frase costuma ser falada por nutricionistas como uma forma divertida de dizer como as refeições do dia devem ser equilibradas. A maioria das pessoas leva como referência essa frase por já terem ouvido falar que pular o café da manhã prejudica na perda de peso, mas eu te garanto, o buraco é muito mais fundo!

As implicações que ocorrem no nosso corpo por não fazer a primeira refeição do dia são muitas e algumas delas acabam prejudicando muito além da estética, a própria saúde.

Aqui vão os cinco principais motivos pelos quais o café da manhã nunca deve ser deixado de lado.

1. Aumento de peso. Pular o café da manhã contribuiu para o aumento do peso já que faz com que o corpo tenha mais desejo de comer e se prepare para absorver e aproveitar todas as calorias que vierem nas próximas refeições;

2. Ansiedade e vontade de comer mais. Quem pula a primeira refeição, fica ansioso pela hora do lanche, pela hora do almoço, pela hora da janta, o que faz com que a vontade de comer alimentos mais calóricos nas próximas refeições aumente;

3. Mal estar. Nosso corpo continua em pleno funcionamento durante a noite e por isso gasta energia mesmo durante nosso sono. Ao pular a primeira refeição do dia você não reabastece seu corpo que trabalhou a noite toda e por isso pode ter enjôos, tonturas e mal estar ao longo do dia todo;

4. Aumenta sensação de cansaço. Mesmo após uma boa noite de sono, você se sentirá exausto se não fizer a primeira refeição do dia, pois continuará o jejum que teve início na noite anterior, não dando nenhum nutriente para seu corpo iniciar o dia. Seus estudos e seu trabalho serão prejudicados já que sua capacidade de concentração será reduzida;

5. Aumenta níveis de estresse. Pulando o café da manhã, seu corpo se sentirá obrigado a economizar energia, o que significa que seu dia começará sem disposição alguma, prejudicando sem bem estar.

Aposto que você já esta convencido da importância de se consumir a primeira refeição do dia, mas caso ainda não tenha certeza, além de evitar os problemas acima, você irá acelerar o seu metabolismo, ajudando a queimar calorias, vai evitar picos de fome, aumentará sua energia com os nutrientes necessários para ativar o metabolismo e favorecer um ótimo funcionamento do nosso corpo e terá como resultado um dia prazeroso, disposto e produtivo.

Fala a verdade, vale a pena mudar os hábitos e passar a se alimentar pela manhã para garantir tudo isso em sua vida, não?
Você não precisa de muita coisa para preparar um café da manhã delicioso para começar o dia com o pé direito, não precisa sair fazendo ovos mexidos, salsichas e bacon que nem os americanos a partir de amanhã para o café ok?

Mas, já que falei do café dos americanos, que atire a primeira pedra quem nunca ficou morrendo de vontade de devorar um prato de waffle com mel depois de assistir algum filme tipicamente americano.

Pode não parecer, mas a receita pode ser uma boa opção para o seu café da manhã se consumida com moderação.

O waffle é um tipo de massa que consiste em uma mistura de farinha e ovos e que tem como parentes a panqueca e os crepes. As três receitas levam basicamente os mesmos itens e se diferenciam apenas pelas quantidades usadas de cada ingrediente.

Apesar de incrivelmente populares nos Estados Unidos, os Waffles tiveram sua origem durante a Idade Média numa região em que hoje está localizada a Bélgica e por isso, os waffles são considerados belgas.

A receita era uma simples mistura de trigo e ovo que ao ser prensada em duas placas de ferro criava texturas e desenhos específicos relacionados à igreja. As primeiras prensas de waffle foram encontradas por volta de 1300 na Alemanha e por lá elas criavam um padrão de desenho semelhante ao favor de mel, que em alemão se escreve wafel, de onde surgiu o nome pelo qual conhecemos a receita nos dias de hoje.

A forma mais comum de consumo do waffle nos dias de hoje, em especial nos cafés da manhã, é regado a muito maple syrup. Esse syrup é um xarope extraído da árvore mais famosa do Canadá, aquela cuja folha está até na bandeira do país, e tem um sabor único difícil de comparar com outros produtos.

Aqui no Brasil podemos substituir esse xarope pelo mel, produto extremamente nutritivo para o nosso corpo. O mel contém proteínas, sais minerais, vitaminas, alto teor energético e ainda propriedades antioxidantes antibacterianas. Além disso tudo, ainda é um adoçante natural que cai perfeitamente bem em cima de um waffle!

É claro que cada um tem um estilo de vida, uma saúde, um corpo e um metabolismo diferente e por isso é importante que cada um busque conhecer as melhores opções para cada uma de suas refeições, mas deixo aqui a minha sugestão para te dar um ânimo inicial para começar a mudar seus hábitos.

Um belo waffle com mel, café, iogurte e frutas para começar o dia com o pé direito, tudo feito de forma rápida e simples pra ninguém dizer que não consegue reproduzir em casa!

waffle tradicional

E se por acaso você falar que a apresentação desse café simples fez toda a diferença, eu vou ser obrigada a concordar.
Já falei inúmeras vezes por aqui, mas vale reforçar, a gente come com os olhos antes de comer com a boca e por isso é super importante preparar suas refeições da forma mais carinhosa e afetiva possível.

Na correria do dia a dia a gente acaba se esquecendo, mas é muito importante valorizar cada uma de suas refeições com calma e tranquilidade. Na hora do almoço e do jantar, tente se sentar a mesa, use um jogo americano para apoiar o prato, tente comer devagar.. para o café, prepare sua refeição em uma bandeja bonita e aprecie esse momento para garantir um dia incrível pela frente.

O mais bacana é poder utilizar vários produtos diferentes para compor suas refeições e torná-las ainda mais agradáveis, misture estampas, guardanapos, flores, use e abuse de sua criatividade nessa hora!

Por aqui criei uma bandeja de café da manhã digna de um rei! Receitas simples que ganharam um charme especial com as peças que usei da Michel Design Works. A marca americana é trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade e os produtos são de altíssima qualidade. Podem ser levados direto no lava louças e as peças de melamina da Michel são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.

A ideia era trazer muita cor e alegria para a primeira refeição do dia e por isso fiz um mix de coleções da Michel usando a bandeja da Cloud Nine com uma estampa de um céu azul lindo, e guardanapo e prato da coleção Bird Song, repleta de passarinhos para trazer alegria para o novo dia.

Bandeja Cloud NinePratos Bird SongGuardanapo Bird Song

Agora é a sua vez, escolha as suas estampas e coleções preferidas da Michel Design Works para garantir que todas as suas refeições sejam repletas de cor e alegria!

INGREDIENTES DO WAFFLE

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • ¾ de xícara de leite
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de fermento
  • Sal

MODO DE PREPARO

Coloque o leite, a manteiga e o ovo no liquidificador e bata. Inclua a farinha, açúcar, fermento e uma pitadinha de sal e bata novamente até virar uma mistura homogênea.
Despeje uma concha em uma máquina de waffle pré aquecida, feche e espere até assar por completo.
Sirva acompanhado de mel

RENDIMENTO

2 porções

DICAS

Se você não tiver máquina de waffle, não se preocupe, siga a mesma receita e utilize uma frigideira pequena para fazer seus waffles.

Para conhecer as coleções e produtos de melamina da Michel Design Works, clique aqui.

Esse conteúdo foi preparado pela chef Bruna Calderon especialmente para a Anova Trade. Para ver mais posts e receitas da Bruna, acesse o blog dela aqui.